Tendências em comunicação empresarial

As novas tecnologias de comunicação e informação, como blog, vídeos, redes sociais e palestras e podcasts, são apenas o começo da enorme revolução que transforma a cada dia o cenário da comunicação das empresas com a sociedade e com os colaboradores. Conheça aqui 10 tendências em comunicação empresarial que vão se tornar importantes no futuro próximo.

Armando Levy

5/8/20242 min read

Nestas 10 tendências em comunicação corporativa você vai conhecer o que há de mais moderno em comunicação empresarial, suportado pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Inclusive blockchain! Esta pesquisa demandou mais de um mês, com consultas a sites que são referência em pesquisa em comunicação nos EUA. No Brasil, infelizmente, não temos essas coisas.

Tendências

No vídeo que produzimos você vai conhecer 10 tendências em comunicação empresarial que são desafiadoras, mas prometem grandes diferenciais para as empresas que as adotarem.

Primeiro falamos de tecnologias de inteligência artificial e automação da comunicação em comunicação empresarial. Isso não é novidade em marketing e vai chegar com força na área de comunicação corporativa. Depois tratamos da formação de agentes de comunicação entre os funcionários da empresa, o que é um objetivo antigo das organizações, sempre dificultado por alguns desafios que parecem insuperáveis.

Em seguida, vamos falar do uso de vídeos online e pré-gravados para o relacionamento com os públicos da organização, de clientes a empregados, de fornecedores a representantes de vendas. Esses vídeos didáticos ajudam a tocar os processos da empresa sem erros, reduzem custos e aumentam a eficiência.

Outra tendência vai ser o uso de redes sociais, hoje destinadas quase que exclusivamente a marketing, para a comunicação corporativa com representantes de vendas, parceiros, clientes e empresas. Esta tendência rompe com o paradigma de que essas comunicações precisam ser fechadas.

A quinta tendência será a necessidade de criação de comunicação de crise para enfrentar novas “pandemias”. Investigações nos EUA já mostram que a pandemia do COVID foi fabricada, mas seus causadores não foram processados, julgados ou presos, o que cria a situação de que novos crimes desse tipo podem ser cometidos.

A comunicação corporativa vai começar a ser avaliada também por métricas, assim como já é feito no marketing. Vamos querer saber como andam as comunicações com empregados, fornecedores, representantes de vendas e outros públicos da organização.

Outra tendência muito inovadora será o uso de realidade virtual aumentada para ações de comunicações com os públicos da organização, por meio de tecnologias como a holografia. Você precisa conhecer isso em detalhes. Com os prejuízos crescentes sofridos por empresas lacradoras como Natura, Lojas Americanas, O Boticário, TV Globo, Disney, vamos começar a ver mais razão na comunicação empresarial, com o fim das campanhas destinadas a públicos minoritários e desrespeito aos valores tradicionais da sociedade.

Também na comunicação corporativa vamos ver o uso de influenciadores, como já fazem empresas como a Porto Seguro. Também neste caso, vamos ver as empresas buscando influenciadores sensatos, focados em seu negócio, sem pintar o cabelo de vermelho ou imitar foca.

E, por fim, vamos ver o avanço da tecnologia de blockchain em processos de comunicação empresarial, colocando as informações nas mãos dos colaboradores sem no momento em que precisam dela. Conheça melhor essas tendências no vídeo a seguir.

Saiba mais no vídeo produzido pelo CEO da Future Press.